As duas tecnologias disponíveis para caçar à noite são a visão noturna e a visão térmica. Este artigo vai discutir como melhor tirar partido e que limitações esperar deste tipo de equipamento.
Visão Noturna
De um modo simples, óculos de visão noturna funcionam através de uma tecnologia que permite usar a luz ambiente existente e amplificá-la até desde 1000 até 50 000x. Para uma explicação detalhada pode ler o nosso artigo introdutório a essa tecnologia.
Evite Expor os Óculos a Luzes Intensas
Se quer preservar o seu material de visão noturna, não o exponha a luzes intensas durante o seu funcionamento, e nunca o use durante o dia. Isto não se aplica a equipamento digital, mas sim ao analógico (Geração 1, 2 e 3).
Este é material feito para operar nas mais escuras condições. Operá-los em ambientes de muita luz faz com que os componentes hipersensíveis à luz sofram uma sobrecarga e se danifiquem.
Deverá sempre dar preferência a material com um sistema de detecção e protecção automática contra luzes fortes.
Iluminação de Infravermelhos
A maioria do equipamento de visão noturna traz incluída iluminação de infravermelhos. Este é um tipo de luz invisível aos nossos olhos, e aos de muitos animais, mas que é captada pelos óculos, resultando numa percepção do ambiente muito melhor.
No entanto, se um iluminador for demasiado poderoso, ele irá tornar os objectos mais próximos de si excessivamente brilhantes. Se esse for o caso, talvez seja boa ideia desligar o iluminador ou anexar um iluminador secundário mais fraco.
Pratique no Escuro
Para dominar o equipamento, tem que treinar com ele no escuro. No início nunca é intuitivo operar equipamento de visão noturna, porque à noite não consegue ver as mesmas coisas que consegue de dia, e tem de recorrer ao tacto com mais frequência.
Daí, treine com o equipamento de noite até o manuseamento e ajustes se tornem segunda natureza para si.
Mantenha os Olhos Confortáveis
Ao usar óculos de visão noturna, a sua visão não só está limitada à distância da magnificação da lente, como a sua visão periférica fica reduzida em mais de metade.
Com estas limitações impostas à sua visão, deve redobrar a sua atenção ao que o rodeia, para não se colocar a si ou outros em perigo, como por exemplo apontar a arma a alguém por erro.
Sempre que possível, tente manter alguma distância entre os seus olhos e o visor do equipamento.
Treine os Seus Olhos Progressivamente
Devido ao facto de usar aparelhos de visão noturna ser uma experiência pouco natural para os olhos, é aconselhável que não comece por usá-los durante muito tempo seguido. Comece com sessões de 30 minutos e aumente-as progressivamente. Assim evitará problemas como dores de cabeça e visão cansada.
Visão Térmica
A visão térmica não depende das condições luminosas para gerar uma imagem. Em vez disso, usa o calor emitido pelos objectos, atribuindo-lhes diferentes cores consoante a intensidade dessa emissão.
Como Treinar com Visão Térmica
Pode ser difícil treinar com uma mira de visão térmica já que é difícil ao aparelho gerar uma imagem térmica para um alvo de papel. Em vez disso, use um alvo como uma lata metálica de refrigerante, por exemplo.
Cuidado ao Identificar Alvos a Abater
A visão térmica, ao não reflectir luz, mas sim calor, apenas gera uma imagem com os contornos do animal a abater, mas não os seus detalhes. Embora seja fácil distinguir um javali da maioria de outros animais, por causa das características distintas do animal, há outros animais cujas silhuetas podem ser confundidas. Não há nada pior do que alvejar o seu cão de caça quando pensava estar a disparar contra outro animal.
Pro este motivo, tenha cuidado ao usar visão térmica para identificar animais a abater.
Interessado em Adquirir uma Mira?
Se está interessado em adquirir uma mira de visão noturna ou de visão térmica, recomendamos que dê uma vista de olhos nos nossos guias de compra. Aceda a eles aqui.